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Doutíssima
Por que vale a pena investir no treino de pliometria

Um dos seus objetivos fitness para 2017 é aumentar a força da sua potência muscular? Para isso, uma das atividades mais indicadas atualmente é o treino de pliometria. Os exercícios consistem em um ciclo de alongamento e estiramento, que podem sofrer alterações de carga e intensidade.

Como é o treino de pliometria?

A pliometria é composta por exercícios com saltos e lançamentos, que consistem no alongamento da musculatura seguido de uma rápida contração (chamada de fase concêntrica).

Os treinos de pliometria sempre começam com uma sessão de aquecimento prévio e em seguida são executados os exercícios de salto, que podem ser divididos em: saltos no lugar, em progressão e em profundidade, além de exercícios focados nos membros superiores. A intensidade varia de acordo com a altura e o tipo do salto e a altura da queda, sempre levando em consideração a condição física do aluno e seus objetivos.

Normalmente, são posicionados três bancos de alturas diferentes, estando cada um a uma distância de um metro. O praticante pula em cima do primeiro, com os joelhos dobrados e os pés unidos. Em seguida, pula para o espaço existente entre o primeiro e o segundo, com os joelhos dobrados, e assim vai fazendo sucessivamente, sem parar.

Benefícios da pliometria

- Aumento da força;
- Melhora do tônus muscular;
- Hipertrofia;
- Definição dos músculos inferiores;
- Aumento do desempenho esportivo.

Quem pode praticar

A pliometria deve ser realizada apenas por quem já possui prática esportiva. Isso porque pessoas destreinadas não têm estabilidade articular (com isso, as articulações são prejudicadas com o impacto), não tem força e resistência muscular para aguentar a intensidade dos exercícios e não possuem coordenação motora para executarem os movimentos de forma harmoniosa.

É fundamental ter sempre o acompanhamento de um profissional de atividade física, especialmente porque é fácil sofrer overtraining durante a prática de pliometria.

Itens de segurança para o praticamente

• É importante treinar em terrenos firmes e retos.

• Antes de fazer saltos altos, treine a aterrissagem correta.

• Periodize outros treinos, uma vez que essa atividade não deve ser feita por um longo período.

• Antes de iniciar a prática, sempre faça exercícios de aquecimento.

• Os exercícios devem ser feitos em progressão, podendo usar materiais, unilateral ou por ambas as pernas.

• Um típico ciclo de pliometria costuma variar de oito a dez semanas, com duas sessões por semana.

• É essencial unir o treino pliométrico com outros de força, para evitar estado de fadiga.
 
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