Dalissa Farm�cia de Manipula��o
 
 
 
Documento sem título
 
 
Na Mídia
 
 
 
Canal da Saúde
 
 
 
Newsletter
 
 


Fortíssima
Como praticar esportes sem sofrer lesão no joelho

A prática regular de atividades físicas é algo essencial para manter a saúde em dia. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na hora da prática do exercício escolhido, para evitar diversos problemas. Entre o desgaste mais comum que um praticante pode sofrer é a lesão no joelho.

Como evitar lesão no joelho?

Segundo o ortopedista diretor clínico da SO.U Ortopedia, Dr. Pedro Baches, o joelho está propenso a sofrer mais lesões pelo fato de ser a parte que sustenta todo o peso do corpo. “Quando ele é lesionado, isso é resultado de um exercício mal executado ou até mesmo de uma sobrecarga”, explica.

O especialista dá cinco dicas que o praticante de atividades físicas deve tomar:

1. Seguir as instruções de um profissional capacitado no esporte escolhido.

2. Escolhe um calçado confortável e com amortecedor.

3. Controlar o peso, a fim de reduzir o risco de problemas como a artrose.

4. Manter um treinamento específico e distribuir a carga nas diferentes articulações. Isso auxilia no fortalecimento dos membros inferiores;

5. Fortalecer o joelho e o quadril para não dissipar a sobrecarga do peso.

Joelhos femininos estão mais sujeitos a lesões

Você sabia que os joelhos femininos são mais vulneráveis às lesões? Estudos revelam que a mulher chegar a sofrer até sete vezes mais do que os homens com problemas nesta região do corpo.

Segundo o fisioterapeuta Igor Montenegro, isso se dá pela anatomia feminina. “Por ter um quadril mais largo, as mulheres estão mais sujeitas a ter um joelho valgo, ligeiramente virado para dentro. Essa postura tende a prejudicar o funcionamento do joelho”, explica. O resultado disso pode ser problemas graves, como o desenvolvimento de desgaste da cartilagem, artrose e traumas de menisco.

Para que a prática de esportes não prejudique os joelhos, o especialista alerta para a importância das mulheres preparem a região para receber a carga de exercícios. Confira suas recomendações:

• Nunca deixe de fazer o alongamento e o aquecimento.

• Na sua rotina de atividades, mantenha um equilíbrio entre o trabalho aeróbico e o de resistência.

• Caso sofra com joelho valgo, corrija o padrão de agachamento, utilizando melhor a musculatura de quadril (glúteo máximo e médio), evitando o joelho ser projetado para dentro e para frente e consequentemente aliviando a sobrecarga em quadríceps e tendão patelar.

• Não exagere na intensidade da corrida.

Para quem já sofre com dores, o especialista alerta que a fisioterapia pode ser um grande aliado para fortalecer alguns músculos e melhorar a qualidade de movimento articular. “Músculos fortes permitem que o joelho tenha boa estabilidade, além de tornar atividades muito exigente para o joelho, relativamente, mais leve. O treinamento de força também fortalece a cartilagem, deixando-a mais resistente aos possíveis desgastes”, finaliza.
 
Documento sem título
     
 
 
Ética Manipulação Farmacêutica Ltda
Farmácia Dalissa CNPJ: 00.548.620/0001-60
Unidade 1: Av. São João, 146 - Centro, Atibaia (SP)
Telefone: (11) 4413-3455
Unidade 2: Rua Clóvis Soares, 719 - Alvinópolis - Atibaia (SP)
Telefone: (11) 4411-0253

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 8h15 às 18 horas e aos sábados, das 09h00 às 13h00

Farmacêutica Responsável: Lissandra Negrini Bigliatto Oliveira - CRF/SP 18.421
Autorizações ANVISA: AFE nº 25351.224020/2002-95 - AE nº 25351.035879/2003-11 - Certidão de Regularidade:CRF/SP nº 21.267 | Licença VISA Atibaia nº 0531
 
 
 
 
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet