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Sucos: mantenha o organismo saudável

O suco de frutas e/ou de legumes e hortaliças constitui uma forma concentrada e pouco calórica de ingerir as vitaminas e sais minerais naturalmente presentes nesses alimentos, bem como os coadjuvantes que auxiliam na absorção dos demais nutrientes, facilitando a ingestão dos mesmos.

A partir da década de 80, a produção de sucos surgiu como uma solução para incrementar o consumo de frutas e vegetais crus, sem provocar possíveis problemas digestivos resultantes de alimentos não cozidos com alto teor de fibras. No entanto, especial atenção deve ser dispensada quando estamos considerando sucos processados, pois parte dos constituintes da polpa e das fibras é desperdiçada e a quantidade de açúcar e aditivos químicos adicionados é considerável.

É possível perder peso através dos sucos?

Muitos regimes à base de sucos de frutas recomendam jejuns periódicos. Um curto jejum ocasional não parece ser prejudicial, mas jejuns frequentes ou prolongados minam a energia do corpo, desequilibrando os nutrientes. Assim sendo, os sucos não devem ser ingeridos com o intuito de substituir outros alimentos, e sim com o propósito de conferir, por exemplo, maior saciedade, diurese e até facilitação do processo digestivo de outros alimentos ingeridos conjuntamente. Se o objetivo for a perda de peso associada a dieta saudável, a ingestão de sucos naturais é indicada, pois, como na maioria deles os carboidratos presentes são simples e os lipídeos insaturados, sua digestão não consome calorias do corpo e, por isso, não há necessidade de repor essa energia tendo que comer mais.

Quais são os sucos que podem ser considerados mais importantes?

Todos os nutrientes são constituintes necessários para manutenção preventiva e contínua de um organismo saudável. A importância de um alimento está relacionada com o hábito do consumidor proporcionalmente à sua indisciplina alimentar. Genericamente, no Brasil, as doenças cardiovasculares, o diabetes e o câncer constituem as maiores causas de morte e, em função disso, sucos com amêndoas, amora, limão, maçã, mamão, pêssego e/ou uva poderiam auxiliar nesse sentido. Mais especificamente, misturas com brócolis, couve, cenoura e maçã auxiliam a ingestão e absorção de cálcio para pessoas que não consomem leite. Para recuperar as reservas de potássio após grande stress físico, uma diarreia ou durante a ingestão de diuréticos, um suco à base de laranja, melão, cenoura e banana é ideal. Se a intenção é aumentar as reservas de ferro, a combinação de salsa, pimentão vermelho, brócolis e cenoura se torna interessante. Para cada delimitação nutricional uma gama de frutas e vegetais pode ser combinada a fim de suprir o respectivo déficit.

Qual a diferença entre sucos de frutas e de hortaliças?

Segundo a Resolução CNNPA nº12, de 1978, da Anvisa, hortaliça é a planta herbácea da qual uma ou mais partes são utilizadas como alimento na sua forma natural. O produto será designado verdura quando utilizadas as partes verdes; legumes, quando utilizado o fruto ou a semente, especialmente das leguminosas; e raízes, tubérculos e rizomas, quando são utilizadas as partes subterrâneas. Já a fruta é o produto procedente da frutificação de uma planta, destinado ao consumo "in natura". Sob esse enfoque, os legumes foram as estrelas da nutrição dos anos 90 por serem repletos de vitaminas, minerais e fitoquímicos para o combate ao câncer. No entanto, a digestão das hortaliças com consequente assimilação dos nutrientes é mais lenta do que a das frutas. A principal diferença entre os sucos de frutas e de hortaliças é que no primeiro a quantidade de açúcar e de lipídeos naturalmente presentes tende a ser maior.

Há alguma dica importante de consumo de sucos, como, por exemplo, tomar imediatamente?

Principalmente nos sucos contendo frutas cítricas, a presença de vitamina C, um antioxidante natural, é influenciada por variáveis diretas como presença de oxigênio, temperatura e luz. Assim sendo, a partir do momento que o suco é extraído da fruta, o contato da vitamina C com o ar ambiente já inicia seu processo de oxidação, bem como temperaturas acima da ambiente e exposição à luz direta. Por isso, após espremer laranjas, por exemplo, procure consumir seu suco imediatamente, evite deixá-lo a temperaturas acima de 24ºC e coloque o mesmo em um recipiente escuro a fim de evitar sua exposição à luz; com isso seu suco pode manter 95% do valor alimentício da respectiva fruta.

É recomendado o consumo de sucos na gestação? O que isso pode beneficiar na gravidez?

Sim. Durante a gestação, enquanto a demanda calórica aumenta em torno de 15%, a carência de alguns nutrientes mais do que dobra. Sucos com laranja, cenoura, couve e salsa reforçam a fonte de vitaminas do complexo B para mulheres grávidas e usuárias de pílulas anticoncepcionais. Para suprir os 1.200mg de cálcio diários, necessários ao longo da gravidez, sucos enriquecidos com fontes de cálcio podem ser requeridos.

A ingestão de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos congênitos no feto; para tanto, os sucos de frutas cítricas e as verduras escuras são ótimas opções, já que também auxiliam na absorção de ferro em decorrência da presença de vitamina C. Para evitar uma possível anemia aposte em sucos com amêndoas, banana e caqui. Se a ingestão for de sucos industrializados, a avaliação do custo-benefício global deve ser realizada para que o consumo de açúcar, adoçantes e/ou outros aditivos químicos não inviabilize a fonte de vitaminas e minerais.
 
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