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Alimentos de dezembro: a época das frutas secas

Dezembro é mês de festas, celebrações em família e, claro, muita comida boa à mesa. E, dentre os ingredientes especiais mais usados nas épocas de Natal e ano novo, as frutas secas ganham destaques por suas combinações, sabores e nutrientes. Descubra as vantagens desses alimentos para a saúde e as suas recomendações de consumo.

As frutas secas, ou desidratadas, se caracterizam por passarem por processos de produção que retiram toda a água de suas composições, deixando-as com a aparência "murcha". Embora as frutas percam a sua capacidade de hidratação, as suas qualidades nutricionais não são alteradas, sendo boas fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares para o nosso organismo, como explica a nutricionista Daniella Chein:

"As frutas secas são ricas em vitamina A, do complexo B, fibras alimentares que ajudam a proporcionar saciedade e facilitam o funcionamento do intestino e minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio e selênio que equilibram o organismo. São boas fontes de energia pois também são ricas em carboidratos", explica a profissional.

Conheça as principais frutas secas e seus benefícios

Damasco: Com altos níveis de vitamina A, o damasco é saboroso e muito indicado para melhorar a saúde dos olhos, prevenindo os efeitos causados pelo envelhecimento, tal como a degeneração macular e a catarata. A fruta seca também possui fibras alimentares que garantem saciedade e previnem a constipação.

Uva passa: Fonte de cálcio, essas pequenas frutinhas ajudam a tornar a saúde dos ossos e músculos mais saudáveis, favorecendo o desenvolvimento e a prevenção da osteoporose. As uvas passas também possuem uma quantidade considerável de potássio, sendo benéficas para melhorarem o sistema cardiovascular.

Ameixa: Essa fruta seca é uma perfeita fonte de vitamina k, nutriente essencial para beneficiar a coagulação sanguínea, melhorar a saúde óssea e ainda melhorar o processo de cicatrização no organismo. As ameixas contam também com níveis de ferro, mineral importante para a prevenção da anemia.

Banana: Rica em potássio, a banana, mesmo com pouca quantidade de água, segue beneficiando a saúde cerebral, diminuindo riscos de AVC, demência e outras doenças. O mineral presente também atua no controle de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes.

Tâmara: Assim como a banana, as tâmaras secas também são boas fontes de potássio, sendo ideais para o controle da pressão arterial, mantendo o músculo cardíaco saudável e funcionando da maneira correta. O mineral ainda pode prevenir as cãibras musculares, ajudando os praticantes de atividades físicas.

Abacaxi: Conhecido por ser uma fruta suculenta e com muita água, a fruta em sua versão desidratada garante bons níveis de vitamina C, ajudando a manter o sistema imunológico saudável, livre de gripes e resfriados. O abacaxi também possui propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, contribuindo com a boa saúde do organismo.

Maçã: Com pouquíssimas calorias em sua composição, a maçã desidratada é bastante recomendada para um plano alimentar saudável, já que ela não sobrecarrega o organismo. Fonte de fibras alimentares, a fruta ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e proporciona saciedade, favorecendo o emagrecimento saudável.

Frutas secas: quais são as recomendações de consumo?

Muita gente confunde as frutas secas com as frutas cristalizadas, que são carregadas de açúcar e possuem ainda mais calorias em sua composição, por isso, tenha atenção ao escolher as suas frutas. Além disso, nada de excessos, consuma duas porções, no máximo, e aumente a ingestão de água para hidratar o corpo.
 
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